sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Hino do Grêmio ajuda a salvar a vida de uma criança




Hino do Grêmio ajudou o pequeno Victor


A repórter Tatiana Lopes, do clicRBS, foi testemunha de um momento comovente na manhã desta quinta-feira, no Olímpico – que mostrou, mais uma vez, a capacidade impressionante que o futebol tem de envolver as pessoas e até provocar alguns milagres.
O pequeno João Victor (na foto, com seu ídolo Jonas), que fez aniversário neste 18 de novembro, é o personagem da história.
Há seis meses, conta a repórter João Victor contraiu uma infecção grave e teve de ser internado em uma CTI, onde ficou sedado durante 15 dias. Lá, os médicos avisaram os pais que o último sentido que um paciente nestas condições perde é a audição. Eles tiveram a comprovação prática disso.
João Victor só reagia quando ouvia o hino do Grêmio. Animados, os pais gravaram um CD com diversas versões da música e botavam para tocar. Só então o menino reagia.
No fim deste período, em que falava apenas histórias agradáveis para o filho, o pai, Marcus Medeiro, prometeu que eles iriam a um jogo do Grêmio quando o período de tratamento terminasse.
- Quando eu falei isso, ele respondeu: “Quando?” – lembrou.
Ao tomarem conhecimento da história, os jogadores se emocionaram. Jonas deu uma camiseta autografada a João Victor, Renato o abraçou no campo e ficou combinado que ele entrará com os jogadores em campo na partida contra o Botafogo.
- São exemplos assim que nos fazem valorizar cada vez mais o futebol – comoveu-se o lateral Fábio Santos.
João Victor só não conseguiu abraçar outro de seus ídolos, o goleiro Victor, que estava voltando de Doha. Mas terá tempo para isso.

Fonte : ClicRbs

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A síndrome da juventude moderna




Sinto-me muito à vontade para tratar de tal assunto. Pois faço parte dessa maravilhosa fase da vida. Fase essa que devemos aproveitar ao máximo, mas principalmente saber aproveitar, nunca deixando de se levar em conta sua moral e sua índole.
Lendo a respeito desse assunto de suma importância, me veio um bombardeio de informações na cabeça. Convivendo com pessoas de várias faixas etárias, consigo analisar um bocado de fatos ocorridos na vida das pessoas.
Percebo em nossa juventude atual, um imenso desinteresse sobre assuntos relacionado a nossa sociedade, que dizem respeito a todos nós, nossa família, nossos amigos e etc.
Assuntos estes relacionados à Política, Meio-Ambiente, sobre qual carreira seguir, enfim, assuntos que nos preocupam sim, mas que na verdade sempre damos um jeitinho de fugir.
Ao mesmo tempo se preocupam em excesso com o ter, coisas fúteis, mas ao ver da maioria, essencial para entrar nesse ou naquele grupo de amizades. Saibam, que, para ser aceito em um grupo de amigos, não é pela roupa que você veste, pelo tênis de marca que tens, se os teus pais tem carro, ou não. Mas sim pelo teu caráter, pela sua amizade verdadeira, que tens a oferecer a tais pessoas.
Estatística feita pela ONU diz que a população mundial é formada por aproximadamente 20% de jovens entre 15 e 24 anos. Teríamos, portanto, numa população de mais de cinco bilhões de seres humanos, aproximadamente 870 milhões de jovens no planeta Terra. Estima-se também que os países mais pobres tem no planeta mais de um bilhão de jovens enquanto os países ricos tem no maximo 200 milhões. Há, portanto, mais jovens pobres que ricos no planeta Terra.
Para cada jovem gozando de algum conforto há quatro jovens em estado de penúria onde faltam oportunidades.
Boa parte deles se aliena e se encastela num mundo particular e todo seu, cheio de festas, aventuras, danças, baladas, novidades, risos, algazarras, barulho, divertimentos, canções, ídolos e modismos que mudam sempre. Outra parte da juventude carrega o fél e a revolta de sofrimentos terríveis e opta pelo desprezo ao mundo, à vida e à ordem estabelecida. Machucam-se no ódio, na violência, no sexo e nas drogas e machucam também os outros que ousem interferir em seus caminhos. Por outro lado, há os que sonham com uma nova era de bondade e amor sobre a terra. Alguns chegam mais perto de Jesus Cristo, de São Francisco de Assis e outros optam pelas associações, ação social, igrejas, instituições beneficentes, clubes de serviço ou cultural, onde expandem seus dons e talentos, muitas das vezes os vemos mergulhados na droga, no sexo, na violência, no desespero de seitas ou ideologias enganadoras e sedutoras, mas os vemos também nos seus sonhos de pureza, seus ciúmes, seus amores românticos, suas lágrimas de alegria ou seus gritos de ódio e angustias. Encontra-se de tudo na juventude.

O que é ser jovem?

A juventude é entendida como alguns anos que medeiam entre a inocência da infância e as responsabilidades da vida adulta? É difícil e complicado definir os jovens, exceto o tempo vivido por quem já viveu essa fase. "Ser jovem é o mistério — não ser mais criança e de ainda não ser adulto, e nem nunca querer sê-lo. Parece que com a juventude alguma coisa preciosa acaba, porque depois dela parece que a morte se aproxima. Na juventude, acredita-se que a inocência se foi, acabou a ingenuidade e ainda se sonham sonhos impossíveis. Cada jovem é diferente e cada geração é única. Os desafios não são os mesmos e as respostas não são iguais.
E é por isso que é muito mais fácil amar os jovens do que compreendê-los e talvez seja só isso que procurem: ser amados, mais do que compreendidos e definidos. Em resumo, ninguém é jovem para sempre e ninguém é jovem pelo tempo que deseja. Somos jovens exatamente o suficiente para perceber quando já não somos mais crianças e quando já entramos na idade de assumir para sempre alguma ou muitas vidas humanas.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Eleições 2010 vote consciente.




Estamos diante mais uma vez, de uma campanha política, passados dois anos das eleições municipais, voltamos agora para o pleito do caráter estadual e federal.
Programas de rádio, televisão, panfletos, e vários outros meios de comunicação, que fazem assim sermos melhores conhecedores dos candidatos. Pesquise a fundo, principalmente o passado dos candidatos. Estamos minados de maus elementos dentre nossa política, ocorre que estes sujam a imagem daqueles que ás vezes querem fazer algo de melhor para nosso país, estado e município.

Não deixaria de tocar em um assunto de suma importância, “COMPRA DE VOTO”, tal frase essa que só de ouvir me causa mal-estar. Por ser tal ato desempenhado por aqueles, que sujam a política brasileira, aqueles parasitas imundos que envergonham nosso povo com tamanha falcatrua feita por tais.
Tal atitude provoca indignação nas pessoas de bem, pessoas honestas que querem realmente o melhor para nosso povo.
Não venda sua consciência, pois pode lhe custar muito caro logo ali, quando se vende ou troca, ou negocia seu voto, você perde o direito de cobrar algo de seus governantes. Pois o compromisso dele contigo acaba no momento em que paga pelo seu voto. Imagine ao invés de ter uma saúde de qualidade, uma educação de qualidade, segurança, habitação, você trocar tudo isso por merrecas ou algum bem material. Será que vale a pena vender a própria consciência. Acho que não heim...


Dispõe o art. 299 do Código Eleitoral, verbis:.” “Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita: Pena- reclusão de quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa


Outra lástima que ocorre nas eleições é que, não se escolhe mais os candidatos pelo seu trabalho, pela sua dignidade, pelo que tenha feito de bom em prol do povo.
Mas sim pela falsa expectativa que, concretizar-se-á promessas feitas por alguns candidatos, promessas espíritas capaz de mudar a opinião de uma pessoa, que se deixa levar por tamanha barbárie.
Devamos saber que, quando tal candidato já o procura com o intuito de negociar o teu voto, saiba que ele é um mau elemento, que é um ficha suja de carteirinha, que não merece ocupar um cargo eletivo. É ai que vimos bem o moral e o caráter dos políticos, saiba que existem sim políticos honestos e que fazem algo de bom por nosso povo. O que acontece é que alguns maus elementos acabam por envergonharem a classe, é por causa desses imundos e sujos, que ás vezes refletimos sobre nossa política, que estufamos o peito e dizemos: “Político é tudo ladrão”. Verdade?
Mas não é por ai. Volto a falar, tem sim pessoas honestas dentre nossa política, e isso é fato.

E por aqui finalizo este artigo, pedindo aos leitores que escolham bem seus candidatos.

By Michael Martins

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ligação Asfáltica Amaral x Cristal RS 354




“Esperamos que os municípios sem acesso asfáltico não sejam vítimas de uma falsa expectiva, especialmente na proximidade do período eleitoral”.


RS 354, a tão sonhada ligação asfáltica entre Amaral Ferrador e Cristal, sonho esse que começou na gestão do ex-governador Antônio Brito, e que na época o atual prefeito de Amaral era Lyone Leite da Silva.
Batalha essa travada desde então, que hoje novamente volta a mostrar indícios de que talvez o sonho se realize de uma vez por todas, a população aguarda anciosa pela concretização das obras de nossa estrada.
Sabemos o quanto é importante essa obra para o desenvolvimento de nosso município,
Geração de emprego e renda, principalmente para nossos jovens que tem de saírem para buscar melhores oportunidades em outras cidades, justamente por tamanha falta de oportunidade em nosso município.
Acredito que Amaral Ferrador tem sim alto potencial de desenvolvimento econômico, nas áreas da agricultura e pecuária com vocação industrial e até mesmo turística, justamente por sermos beneficiados pelo nosso Balneário do Salso, uma beleza natural pela qual temos o privilégio de desfrutarmos.
A infraestrutura asfáltica é pressuposto do desenvolvimento do município, ao contrário acarreta em problemas de caráter gravíssimo, o município vendo seus índices populacionais reduzirem-se consideravelmente a cada ano, pois esses saem em busca de empregos onde haja melhores condições de trabalho e de vida.
Da mesma forma pessoas que dependem de tratamento médico em outras cidades, cuja a luta contra o tempo as vezes é perdida em atolamentos e até mesmo em acidentes com os veículos que transportam nossos pacientes até a cidade mais próxima.
Outro problema do qual enfrentamos, é a falta de investimento empresarial de peso em municípios onde haja dificuldade para o escoamento da produção, seja porque o transporte inadequado causa redução e perda na qualidade, até estes alcançarem seu destino. Não havendo investimentos em novos empreendimentos em nosso município, a população migra para outras cidades onde, em tese, há melhores oportunidades de trabalho, principalmente para nossos jovens, envelhecendo assim o município porque a população jovem não mais retorna para suas origens e o caos econômico e social se formam por esta simples, porém de esta questão que é de extrema importância.
A relevância da questão é notória, dos 496 municípios gaúchos, são 118 os que ainda se encontram sem ligação asfáltica.
Nossa população sofre com viagens por terra, trafegando em estradas de chão batido, sob o suplício de poeira, dos solavancos e depredação dos nossos veículos, é lamentável admitirmos que, em pleno o século XXI, ainda existam municípios carentes de ligação asfáltica em nosso estado.
Esta situação gera prejuízos incalculáveis a nosso município, especialmente no que se concerne ao desenvolvimento econômico.
Ademais, o desenvolvimento proveniente do acesso asfáltico aos municípios não se restringe apenas ao setor econômico, uma vez que a sua efetiva concretização acarretará melhorias à saúde, à educação, à produção agrícola, à cultura, ao turismo, dentre tantos outros setores que indubitavelmente serão atingidos por mudanças profundas e eficazes.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Projeto Ficha Limpa Lei 9840






LEI Nº 9840, DE 28 DE SETEMBRO DE 1999


Vamos apoiar em massa este projeto que faz com que seja banido da nossa política político em débito com a justiça.
Temos que aproveitar essa brilhante oportunidade para de uma vez por todas limparmos a imagem da política em nosso pais, onde passamos por cada vez mais escândalos e corrupções, compra de votos, abuso do poder econômico, abuso do poder e etc.

Infelizmente é uma dura realidade que enfrentamos a cada eleição, e lembre-se, voto não tem preço, tem conseqüência, ás vezes as piores possíveis.

Pois é através da corrupção e da compra de voto que políticos corruptos e incompetentes chegam ao comando de prefeituras, estados, câmaras entre outros.
Temos que ter a plena consciência de que não podemos abrir mão dos nossos direitos seja por uma promessa espírita capaz de fazer cumprir e também por algumas migalhas, da qual nos deparamos com muitas pessoas mudando ideologias, excluindo amizades de bastante tempo, tudo por causa de um empreguinho miserável, de um salário de migalhas, pessoas dessa índole estimulam esse tipo de ato imoral e ilegal cometido com freqüência em praticamente todos os lugares.

Nosso povo tem que ter em mente de que não podemos ser governados, não podemos ter por nossos líderes pessoas corruptas, que subordinam o povo querendo assim comprar sua consciência e também sua ética e a sua moral.
Chega disso, não é isso que queremos. Queremos depois poder cobrar de nossos governantes, escola, saúde, segurança, sem que jogue em nossas caras coisas do tipo: "paguei pelo teu voto e não tenho compromisso contigo". Chato isso né!? Mas isso acontece e muito.

Vamos apoiar esta idéia, e lembrem-se, quem vende seu voto vende a sua consciência e não tem o direito de reclamar depois.

Segue em detalhes como ficaria.



Novos casos de inelegibilidade:

O novo projeto de lei prevê que se tornem inelegíveis pessoas que se encontrem, dentre
outras, nas seguintes situações:
– As que foram condenadas ou tiveram denúncia recebida por um tribunal em virtude de
fatos graves, tais como: racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de
verbas públicas. Essas pessoas devem ser preventivamente afastadas das eleições até
que resolvam seus problemas com a Justiça Criminal. Não se trata de considerá-las
antecipadamente culpadas, mas de adotar uma postura preventiva, em defesa da
sociedade.
– As que renunciaram ao cargo para evitar a abertura de processo por quebra do decoro
parlamentar ou por desrespeito à Constituição;
– As que foram condenadas em representações por compra de votos ou uso eleitoral da
máquina administrativa.
Como correrão




Deputados que tentaram retirar o período pelo qual um político se tornaria inelegível por compra de votos ou abuso de poder econômico:

Alagoas

Joaquim Beltrão (PMDB)


Bahia

José Rocha (PR)

Marcelo Guimarães Filho (PMDB)

Maurício Trindade (PR)

Veloso (PMDB)


Ceará

Aníbal Gomes (PMDB)

Arnon Bezerra (PTB)

Zé Gerardo (PMDB)



Espírito Santo

Camilo Cola (PMDB)



Maranhão

Davi Alves Silva Júnior (PR)

Waldir Maranhão (PP)



Minas Gerais

João Magalhães (PMDB)

Marcos Lima (PMDB)



Mato Grosso

Eliene Lima (PP)



Mato Grosso do Sul

Antonio Cruz (PP)



Paraná

Chico da Princesa (PR)

Dilceu Sperafico (PP)

Giacobo (PR)

Nelson Meurer (PP)

Odílio Balbinotti (PMDB)

Ricardo Barros (PP)



Pará

Asdrubal Bentes (PMDB)

Gerson Peres (PP)

Wladimir Costa (PMDB)



Rio de Janeiro

Alexandre Santos (PMDB)

Dr. Paulo César (PR)

Eduardo Cunha (PMDB) - autor do destaque

Leonardo Picciani (PMDB)

Nelson Bornier (PMDB)

Solange Almeida (PMDB)



Rondônia

Marinha Raupp (PMDB)



Roraima

Neudo Campos (PP)



Rio Grande do Sul

Afonso Hamm (PP)

Paulo Roberto Pereira (PTB)

Vilson Covatti (PP)



São Paulo

Aline Corrêa (PP)

Beto Mansur (PP)

Celso Russomanno (PP)

Paulo Maluf (PP)

Vadão Gomes (PP)



Tocantins

Lázaro Botelho (PP)



Votaram pela manutenção do segundo destaque da noite, que, na prática, acabava com a proposta do ficha limpa:

Beto Mansur (PP-SP)

Edinho Bez (PMDB-SC)



Abstiveram-se:
Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

Leonardo Piccianni (PMDB-RJ)



Autor do destaque: Jovair Arantes (PTB-GO) - não votou

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Por que é difícil dizer não às drogas




Quem usa drogas pela primeira vez não vê
os amigos se acabando nas sarjetas e não
acredita que vai ser um viciado


As campanhas contra o uso de drogas e a exibição na televisão do efeito devastador que elas têm sobre a vida dos viciados deveriam ser suficientes para riscar esse mal da superfície do planeta. Não é o que acontece. Num desafio ao bom senso, um número enorme de adolescentes continua dizendo sim às drogas. Pesquisa recente mostrou que um em cada quatro estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública brasileira já experimentou algum tipo de droga, além do cigarro e das bebidas alcoólicas. A idade do primeiro contato com esse tipo de substância caiu dos 14 para os 11 anos em uma década. Tais dados sinalizam um futuro bem ruim. Quanto mais cedo se experimenta uma droga, maiores são os riscos de se tornar viciado. As pesquisas também revelam que a maioria dos jovens sabe que as drogas podem se transformar num problema sério. Mas isso não basta para mantê-los longe de um baseado ou de um papelote de cocaína.

Por que é assim? É claro que quem experimenta pela primeira vez não deseja virar viciado. Um estudo do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas da Universidade de São Paulo (Grea) diz que a curiosidade é a motivação que leva nove em cada dez jovens a consumir drogas pela primeira vez. Em seguida vem o desejo de se integrar a algum grupo de amigos. No momento da iniciação das drogas, o adolescente não vê os amigos morrendo, sendo pressionados por traficantes nem se acabando nas sarjetas. Também é difícil perceber a importância que a droga pode assumir em sua vida no futuro. A maioria das drogas só provoca dependência depois de algum tempo de uso. Ou seja, quem entra nessa só percebe tarde demais que está num caminho sem volta. Apenas uma parcela dos usuários se torna dependente grave, do tipo que aparece nas novelas de TV. Apostar nesse argumento para usar drogas é uma loteria perigosíssima, porque ninguém sabe ao certo se vai virar viciado ou não.

Há alguns fatores que contribuem para que um jovem tenha maiores probabilidades de se viciar. O primeiro é genético. Já se provou que pessoas com histórico familiar de alcoolismo ou algum outro vício correm maiores riscos de também ser dependentes. Os demais estão relacionados com a personalidade. Adolescentes tímidos, ansiosos por algum tipo de reconhecimento entre os amigos, apresentam maior comportamento de risco para a dependência. Eles acreditam que as drogas os ajudarão a ser mais populares entre os colegas ou que serão uma boa maneira de vencer a travação na hora de se declarar e namorar, tarefa sempre complicada para quem é introvertido. Jovens inseguros, que sofrem de depressão ou ansiedade, costumam procurar as drogas como alívio para seus problemas. É ainda uma forma de mostrar aos pais que algo não vai bem com eles ou com a vida familiar. No extremo oposto, aqueles que parecem não ter medo de nada e que buscam todo tipo de emoções também correm grande risco de se envolver com drogas.

O melhor jeito de dizer não às drogas é entender que ninguém precisa ser igual ao amigo ou repetir padrões de comportamento para ser aceito no grupo. É por isso que a prevenção em casa funciona melhor que os anúncios do governo. "Dá para fazer uma boa campanha doméstica sem falar necessariamente em droga", diz o psiquiatra Sérgio Dario Seibel, de São Paulo. Em outras palavras: é natural o adolescente repelir reprimendas e conversas formais sobre esse assunto. Imediatamente fecha a cara e os ouvidos a quem lhe diz em tom grave: "Precisamos conversar sobre drogas", seja o pai, a mãe, seja o governo ou qualquer instituição. A situação ainda é pior quando o pai bebe todo dia sob o pretexto de relaxar ou quando está nervoso e deprimido. Ele pode passar para o filho a idéia de que a bebida é um poderoso aliado para enfrentar obstáculos. A mãe que toma comprimidos para dormir também está dando ao filho a falsa idéia de que as substâncias químicas garantem a felicidade. Daí a ele achar natural usar drogas é apenas um passo.

terça-feira, 13 de abril de 2010

A visão dos clássicos sobre a Sociedade Moderna




A sociedade moderna foi marcada por inúmeras transformações que impactaram no modo de vida e de relação entre os indivíduos. A revolução industrial, e a reorganização do trabalho que ela fomentou, trouxe consigo uma série de problemas sociais que foram alvo de estudo de vários pensadores.

Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber observaram este período histórico a partir de diferentes perspectivas chegando a conclusões diferenciadas a seu respeito.

Sobre a relação homem e sociedade Emile Durkheim considerava a compreensão dos aspectos sociais fundamental para se explicar a realidade em que vive o indivíduo. Com uma percepção diferente, Karl Max afirmava que a sociedade só poderia ser explicada a partir do modo como os indivíduos se organizavam para produzir os bens necessários à sua existência. Max Weber, por sua vez, compreendia cada ação social como resultante das influências das ações de outros indivíduos.

Para o primeiro os valores sociais se impunham ao indivíduo ou pelo direito ou pelo costume, para o segundo, o modelo de sociedade resultava das ações instintivas do homem, para o terceiro, era a relação entre os homens que definia o seu comportamento e consequentemente o modelo de sociedade. Essas diferenças de olhar sobre o homem e a sociedade tiveram ao menos um ponto em comum: todos percebiam o homem a partir do contexto onde estavam inseridos e não de forma isolada.

Ainda sob enfoques diferentes, estes autores buscaram explicar a sociedade moderna. A desagregação social, decorrente da ausência de regras que pudessem estabelecer os limites das relações humanas na atividade industrial, foi um fator observado por Durkheim. Marx observou que a sociedade capitalista era marcada pela exploração e alienação do trabalho do homem o que provocava a degradação da condição humana. Weber, com um outro olhar, percebia o capitalismo como responsável por uma nova forma de organização social caracterizada pela rotinização e obediência às regras que submetia o homem a um enquadramento de suas ações sociais, a burocracia.

Mesmo sob enfoques diferentes, esses autores criticaram a sociedade capitalista à luz dos problemas sociais que surgiam a partir de sua forma organização. Suas proposições e reflexões fundamentaram inúmeras outras teorias que buscaram compreender e /ou interferir nos caminhos traçados pelo capitalismo.

Família,o bem mais raro que se pode ter.



"A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família".



A nossa família é o bem mais precioso que temos.
Principalmente os nossos pais, não importa se são nossos pais de verdade,
ou se são pais que adotaram você. O que importa é que eles te amem,
te passem tudo que aprenderam nessa vida.

Nossos pais merecem todo respeito e carinho do mundo.
Pois são eles quem nos dão tudo aquilo que temos e estão sempre se esforçando para nos dar aquilo que queremos.

Aprenda a dar valor a essas pessoas tão especias,
que tem um amor enorme por você.

Retribua tudo que eles te dão,
com carinho,
amor,
felicidade,
pois esses são os presentes que os nossos pais mais querem.


Dê valor enquanto eles estão ao seu lado,presentes em sua vída, porque depois pode ser tarde demais.

XIV° Congresso nacional da juventude,Praia Grande,SP.




Dia nublado de quarta-feira, 11:00 da manha. Dois ônibus, mais de 70 jovens da Juventude Socialista-RS com diferentes culturas e cidades do Rio Grande do Sul se reuniram em Porto Alegre com destino ao Congresso Nacional da JS em Praia Grande-SP.
Depois das apresentações e da galera entrosada, a viagem começa a esquentar. Em clima de festa, conversas diversas, histórias, comentários sobre as proximas eleições, debates sobre candidatos, entre outros.
Passamos rapidamente em Osório pegar o restante do pessoal. Nossa primeira parada foi em Sombrio-SC para fazer um lanchinho.
Pé na estrada novamente, madrugada de quinta-feira, música ao vivo com direito ao sonzinho de violão, bateria, pandeiro, enfim qualquer coisa vira instumento musical. Segunda parada em São José-SC.
E assim seguimos viagem, entre uma parada e outra sem perder o animo e o entusiasmo. Mas quem pensa que essa turma só pensa em agitação está enganado. Todos temos um único objetivo de defender nossos ideais e como diz o presidente da JS-RS João Henrique Cella, “ só quem tem opinião não se deixa levar por falsos ídolos, ou promessas vazias. É urgente que a assumamos o papel que nós foi dado historicamente”.
Chegamos no nosso destino ás 10:30 da manha. Foram mais de 1200km percorridos, aproximadamente 24 horas de viagem.
Ás 14hs fizemos o crendenciamento, á noite uma pré-abertura do evento.
Hoje nossa agenda está bem corrida, após o café, aconteceu a abertura oficial do congresso, logo em seguida a palestra: Paradigma de organização da JS: como se organizar para a luta? como os palestrantes Manoel Dias e João Paulo Rodrigues, depois intervenções do plenário, entre outras atividades.
Ás13:30 inicio a palestra de Paulo Metri, onde segue até agora sem previsão para terminar. O assunto debatido é sobre o pré-sal: "Vamos reinventar nossa história". Ainda hoje teremos o painel da direção nacional: informes e prestação de contas da gestão: Para onde estamos caminhando; grupos de debates e após o jantar atividade cultural.

Também estiveram presentes nesse evento dois cidadãos amaralenses,Suerrer de Abreu Coelho e Michael Martins da Silva.